quarta-feira, 30 de novembro de 2011

História:Aula do dia 29 de Novembro

                                                               








Hoje continuamos a Fantástica viajem ao povo grego então apertem os cintos e vamos em 5,4,3,2,1 fooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

*A divisão da história da Grécia Antiga em períodos

#Micênico(entre os séculos XX A. C. e XXII A. C.) = marcado pela chegada de povos europeus nas proximidade do mar Egeu.A mistura desses povos deu origem á Grécia Antiga.

#Homérico(entre os séculos XII A. C. ) = caracterizado pela vida em comunidade rurais, os Genos.

#Arcaico(entre os séculos VIII e VI A. C.) = quando ocorre o fim do Genos e a formação das cidades-Estado(pólis)

#Clássico(entre os séculos V e IV A. C.) = representa o período de maior desenvolvimento cultural.Foi marcado também por muitos conflitos entre as cidades locais de hegemonia política.

#Helenístico(entre os séculos III e II A. C.) = A Grécia Antiga é dominada pelos Macedônios, que formaram um extenso império.A cultura grega entra em contato com os costumes do Oriente.

*A localização geográfica da Grécia Antiga

       A Grécia Antiga se localizava no Sudoeste da Europa, a beira do mar mediterrâneo.O relevo era acidentado com cadenhas(não sei se está certo) montanhosas e litoras recortados.Ali existiam povos antigos, que praticavam a agricultura e a criação de animais.
       Os Gregos Antigos chamavam esse povos de Pelágios .Desconheciam sua origem.
       No período Micênico chegaram os Aqueus, Jônios, Dórias e Éolios, e o cenário mudou.Esses povos mantinham hábitos migratórios, falavam língua próxima ao grego antigo, e se organizavam em Clãs comandados por patriarcas.
       De acordo com pesquisas arqueológicas, por volta do século XVII A. C., Aqueus faziam uso de uma escrita conhecida como linear B. .Os  Aqueus mantiam contatos comerciais com os povos do mar mediterrâneo.

E assim terminou mais uma incrível Jornada ao povo Grego, Até a próxima viajem!Tchau(Obs: Os deveres de casa viram em uma postagem amanhã)

Cião, Gabriel

Um comentário: