quinta-feira, 10 de novembro de 2011

História:Aula do dia 08 de Novembro


A professora Lúcia começou mais uma viagem fantástica ao passado, mas desta vez é no povo Persa:

Persas "O Primeiro Grande Império"


     Por volta de 2000 a.C. , diversos povos emigraram da Ásia Central e instalaram-se próximo ao Golfo Pérsico.A região era Árida, Semi-Árida e montanhosa e possuía um solo rico em minerais.Em algumas regiões praticava-se um sistema de irrigação com base em poços d'água.
     Entre esses povos destacavam-se os Medos e os Persas.Os primeiros ocuparam o Norte do Planalto, os últimos, o sul.Cada um constituída uma espécie de pequeno reino.Em 549 a.C., Ciro, o líder dos Persas unificou os dois povos, como resultado de uma política expansionista que teve continuidade com seus sucessores, Cambies e Dario.
    Ao longo dos 3 governos, foram conquistadas diferentes povos:Assírios, Hebreus, Egípcios etc.
    Os persas assim, ergueram um grande império.Somente as cidades gregas conseguiram deter essa expansão, em 490 a.C..A partir de então, o Império Persa se enfraqueceu.
    Os Persas chegaram a formar um império que atingiu 8 milhões de Quilômetros Quadrados.E mantiveram sob domínio diferentes povos, conquistador graças a uma política de tolerância cultural e religião e uma eficiente estrutura administrativa.O império não possuía um centro, política administrativa fixo.Havia várias cidades-sede: Pasárgada, Persépolis, etc.
     A partir do governo de Dário I, o império foi dividido em Províncias, as  Satrapias.Cada uma possuía um governante o Sátrapa.

E essa foi mais uma viagem ao passado.O trabalho de casa:

1)Caracterize o clima e as condições do solo da região onde se instalaram os povos que emigraram da Ásia Central e que foram, um dia, o Império Persa.

2)Qual a estratégia po´lítica adotada po Ciro líder dos persas ao unificar os dois reinos(Medos e Persas) e que depois foi adotada  por Cambies e Dario e que garantiu a expansão do Império a 8 milhões de Quilômetros?

3)Caracterize o Império Persa do ponto de vista político administrativo, definindo o conceito de Satrapias e Sátrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário