Mostrando postagens com marcador Português. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Português. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

VISTA DE PROVAS

Oi galeraaaa... bom, as provas estão quase acabando, mas ainda temos a semana de VISTA DE PROVAS. É importante todos nós irmos, pois assim saberemos as nossas notas e se vamos ficar de PAF ou não (graças a Deus, eu acho que não vou ficar). Bom, abaixo estará o calendário: 
                                 
Quinta 22/12 -         Artes                   Geografia               Ciências.
Sexta 23/12 -          Português             Francês                  Inglês.
Terça 27/12 -         Ciências Sociais    Desenho                História.
Quarta 28/12 -        Música                 Matemática          Educação Física.

 As vistas estarão nos horário de 7:30 às 11 horas. Acho que não é necessário levar todo o material, mais pelo menos um caderno para anotar o que fez de errado e anotar as notas. Até + !!

Blog !

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

GABARITO DE EXERCÍCIOS SOBRE "O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE OUTROS CONTOS"

Bom, havia faltado uns exercícios sobre a obra, estão a professora nos mandou outro e-mail como gabarito. FAÇAM OS EXERCÍCIOS ANTES DE VER O GABARITOS. Isto é uma forma de estudar.


Gabarito da Folha de Exercícios sobre
 "O mistério do coelho pensante"
10. Que a pessoa, de certa forma, escolhe os caminhos que está trilhando, e que é possível optar pelo bem.

13. Que o ser humano, em suas atitudes, acaba tornando-se perigoso para si próprio e para seus semelhantes, enquanto o animal, obedecendo a seus instintos, está apenas sendo normal.

16.
a) O nome das personagens começa sempre com O, e Ulisses explica que a vogal “O” vem de Ovo.
b) outras coisas; etc.
c) “Assim corria a vida. Mansa, mansa. Os homens homenzavam, as mulheres mulherizavam, os meninos e meninas meninizavam, os ventos ventavam, a chuva chuvava... E assim por diante.” (p.55)  Esse recurso mostra os seres fazendo aquilo que se espera deles, a vida seguindo seu curso normal. É um modo de preparar o terreno para a história acontecer.
d) Há alguns exemplos de onomatopeias ao longo do texto: plóqui-ti-ti, plóqui-ti-ti; crack, crack.

17. Porque ela passa a escravizar as galinhas para se vingar do fato de não produzir figos, obrigando-as a botar ovos sem parar.

18. Elas perderam os dentes quando, na festa promovida no quintal, foram morder os pirulitos comprados por Ovidio e Odisseia. COMENTÁRIO: esse modo de narrar um fenômeno natura (no caso o fato de as aves não terem dentes) foi estudado nos mitos e lendas.

19. Elas deixaram de fazer maldades e a nuvem choveu em cima da figueira. Elas conseguiram o perdão de todos e a figueira pôde ter figos.
20. Porque deixa para o leitor a resposta, para que este pergunte aos seus pais o que deve fazer com o caroço de jabuticaba.

21.
a) O fato de ninguém saber como ele faz para fugir de sua casinhola: “Mas aí é que está o mistério: não sei!” (p.73)
b) Para deixar o suspense por conta da imaginação do leitor, para que este perceba que há outras formas de “pensar” além daquelas aprendidas convencionalmente.

22.
a) Ambos são comuns, guiados pelo instinto: enquanto Laura tinha uns poucos sentimentos, o coelho tinha algumas ideias.
b) As pessoas à volta do coelho: as crianças, os seus donos.

23.
a) Que a intuição é uma forma de percepção tão boa e legítima quanto o pensamento racional.
b) A percepção aguda e intensa de alguma coisa: sentir no ar, captar etc.
c) Como ele pensa através do nariz, o mistério relaciona-se com o faro dele, e por isso o leitor, guiado pelo pensamento, não consegue alcançar.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PORTUGUÊS - GABARITO DA FOLHA DE EXERCÍCIOS DE VERBO

Oie!! A nossa Professora Mariana pediu desculpas por estar corrigindo assim, e nos mandou um e-mail com as respostas da folha de exercícios de verbos. Está extremamente fácil. Pedimos a vocês que façam os exercícios antes de por as respostas: será mais uma forma de estudar. Estamos postando hoje, às 22:12 da noite, para que vocês amanhã "caiam dentro" e tirem uma boa, logo que chegarem em casa!!! Valeu...divirtam-se.

GABARITO DE VERBOS

1.
a)    chamaram / ficaram
b)    foram
c)    irão
d)    terão (riscar a conjunção porque: a frase termina em resultados)
e)    pediram
f)    pediram ou pedirão.

2.
a)
Ontem a folha de papel reconheceu seu valor.
Amanhã a folha de papel reconhecerá seu valor.
Talvez a folha de papel reconheça seu valor.

b)
Talvez a folha de papel não tenha noção da sua própria importância.
Diariamente a folha de papel tem noção da sua própria importância.
No futuro a folha de papel não terá noção da sua própria importância.

3.
a)    Se eu fosse você, eu faria o que ele pediu.
b)    Você cantaria se te pedissem?
c)    Caso o chefe pedisse, ela não demoraria a responder.
d)    Se fosse do interesse deles, eles iriam correndo.
e)    Se você não tivesse dado a ordem, a gente não teria fechado o negócio.

4. Observe:
(a)  Ela virá no próximo sábado, se conseguir carona.
(b)  Ela viria no próximo sábado, se conseguisse carona.
Ø  Em qual das duas frases a visita é esperada? Na primeira.

(a)  Resolverei o problema se você tiver boa vontade de ajudar.
(b)  Resolveria o problema se você tivesse boa vontade se ajudar.
Ø  Nas duas frases, a resolução do problema depende de uma condição. Em qual das duas a possibilidade de a condição ocorrer é maior? Na primeira.

(a)  Procuro uma casa que tem vista para as montanhas.
(b)  Procuro uma casa que tenha vista para as montanhas.
Ø  Em qual das frases o falante faz uma suposição acerca da existência de uma casa com a característica desejada? Na segunda.

5.
a.  solucione;
b.   solucionasse;
c.   solucionarmos;
d.  surpreenda;
e.  surpreendesse;
f.   surpreendermos;
g.  curta; obs.: o enunciado correto é “Duvido que ele...”, e não “Duvido de que ele...”
h.  curtisse.

6. Leia atentamente a tirinha abaixo:
a)    A impossibilidade de haver outra coisa para fazer a não ser o que as três personagens estão fazendo.
b)    Porque para eles deveria ser óbvio (evidente para todos) o que eles estão fazendo, dando a entender que todo mundo faz a mesma coisa.
c)    FANTÁSTICO (Rede Globo). “O FANTÁSTICO SHOW DA VIDA”. Comentário: o nome do programa é um substantivo, enquanto na expressão destacada fantástico é adjetivo de show. Com esse pequeno deslocamento, a alusão ao programa torna-se mais sutil.
d)    Sujeito: NÓS. 


Abraços . . .
By: Blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bastidores:Alice


Gostaríamos de Avisar aos grupos do trabalho, que na próxima Segunda-Feira iremos estar gravando os bastidores do trabalho nos horários oportunos.Pedimos desde já a compreensão dos grupos pra a gravação.
Obrigado, Jhulya, Raniery, Gabriel e Giovanna.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Alice no país das maravilhas


Como já foi dito pela Jhulya, brevemente teremos aqui no blog fotos e vídeos do teatro que foi realizado na segunda e na quarta.Teremos também, uma espécie de entrevista feito com todos os grupos, no qual serão respondidas perguntas elaboradas por nós.

          Fique ligado no blog.
                              Beijos,                                            
                                           Giovanna.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Apresentações da Alice no País das Maravilhas

Em breve teremos o vídeo e as fotos das apresentações do livro Alice no País das Maravilhas. Hoje, foram gravadas as apresentações do Chá Maluco e A Tartaruga falsa. Iria ser apresentado um outro capitulo (no momento não me lembro o nome), porem não deu tempo. Alguns de nossos queridos amigos, não quiseram que seus  rostos sejam vistos nos videos. Portanto não se incomodem com uns borrons nos videos (se eu conseguir tirar na edição). Aviso aos queridos amigos da sala 603 que não será possivel retirar rostos das fotos, a pedido da Prof. Mariana. Os grupos das apresentações foram:
Chá Maluco - Gabriel, Ana Clara, Mariana F., Raquel e Ingrid.
A Tartaruga Falsa - Mariana B., Mariana S., Gabriely, Thamires, João Paulo e entre outros figurantes.
Quarta-feira será apresentada a outra parte que sera gravada (da qual eu Jhulya participo :D). No momento só lembro do nome da apresentação do meu grupo: Porco e Pimenta. Bom, com a ajuda do Windows Live Movie Maker (editor de vídeo  o unico que da no meu pc :(  ), os vídeos e as fotos (com a ajuda do Photo Scape) estaram prontinhos para serem postados aqui no blog.


Beijos e Borboletas
ByJhulya

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Teatro da alice

Na próxima segunda-feira e quarta-feira estaremos apresentando dramatizações de partes do livro de Alice.No futuro estaremos postando aqui para a visualização de todos.Então tratem de estudar o texto.