terça-feira, 25 de outubro de 2011

História:Aula do dia 25 de Outubro


A professora começou a matéria de Hebreus colocando um texto que nos leva a uma maravilhosa viagem ao passado:

HEBREUS


*Os Hebreus são conhecidos como israelitas ou Judeus.

*Antepassados do povo judeu, os Hebreus têm uma história marcada por migração e pelo MONOTEÍSMO.

*Muitas informações sobre a história dos Hebreus baseiam-se na interpretação de textos do Antigo Testamento a primeira parte da Bíblia.O antigo testamento foi escrito com base na tradição oral dos Hebreus.Consta nele, por exemplo, a interpretação feita por esse povo da origem do mundo e de muitas normas éticas e morais da sua sociedade.

*Segundo a tradição, Abraão, o patriarca fundador da nação hebraica, recebeu de Deus a missão de migrar para Canaã, terra dos Canaenses, depois chamada de Palestina, onde se localiza hoje, o Estado de Israel.

*Após passarem um período na terra dos canaenses, os Hebreus foram para o Egito e lá permaneceram, sendo escravizados.

*Sua história começa a ganhar destaque a partir do momento em que resolvem sair do Egito e, sob a liderança de Moisés, voltar a Canaã.Na história judaica, esse retorno é chamado Êxodo e aconteceu entre 
1300 e 1250 A. C.

*Em 70 D. C. a Palestina era uma província do império romano; as muitas rebeliões ocorridos na região levaram o governo imperial a expulsarão os Hebreus da Palestina.Esse acontecimento é chamado Diáspora.Até 1948 quando foi fundado o Estado de Israel, os judeus viveram sem pátria.

*Os Hebreus praticavam a agricultura, o pastoreiro, o artesanato e o comércio.Tinham por base social o trabalho escravo e servos.As tribos hebraicas eram dirigidas pelos chefes da família(Patriarca), que acumulavam as funções de sacerdotes, juiz e chefes militares.

#Localização Geográfica


*A Palestina localiza-se em uma estreita faixa de terra a sudoeste do atual Líbano.O rio Jordão divide a região em duas partes.

Continua...

Na próxima aula postaremos mais informações para complementar a nossa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário