sábado, 10 de dezembro de 2011

GEOGRAFIA-RESUMO SOBRE COMÉRCIO, TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO

Transporte, comércio e comunicação 
è Transporte
            O transporte tem grande importância em nossas vidas, desde o passado. Por exemplo, antigamente, se não fosse o barco (transporte marítimo), os portugueses não teriam descoberto o Brasil, em 1500. E hoje em dia, o transporte nos facilita o acesso a lugares distantes.  
            Tipos de meios de transporte: transporte rodoviário (carro, caminhão, ônibus), transporte ferroviário (trêm, metrô), transporte aéreo (avião, helicóptero) e transporte marítimo/fluvial (barco, canoa). 
            Para um transporte se desenvolver com facilidade, depende das condições físicas e sociais do local. Se um sistema de transporte não funciona bem, o comércio (interno e externo), fica bastante comprometido. Por exemplo, um produto produzido na Europa, tem dificuldade de chegar ao Brasil, se o sistema de transporte aéreo e/ou marítimo, não funcionar bem.  
è Comércio
             Comércio é a atividade de compra e venda de mercadorias. Mercadoria é tudo que é feito para a venda.
             O transporte interno, é feito entre empresas e pessoas do mesmo país. O comércio externo é feito entre empresas e pessoas de diferentes países. 
è Comunicação
            A comunicação existe desde o surgimento do homem. As primeiras formas de comunicação, eram os desenhos e imagens que os homens faziam, nas rochas e paredes de cavernas. Depois, essa forma de comunicação, foi evoluindo até os dias atuais.   A partir do século XX, houve um grande evolução nos meios de comunicação, com a criação de aparelhos eletrônicos, principalmente os portáteis.         Uma carta, por exemplo, leva dias para chegar ao local desejado, já com um celular/computador, a mesma mensagem, chega ao seu destino em questão de segundos.  Do mesmo jeito que o desenvolvimento do transporte facilitou a locomoção para lugares distantes, o desenvolvimento dos meios de comunicação, facilitou o contato de entre pessoas distantes. 
è Ligações
            O transporte e o comércio, dependem muito da comunicação, para o seu desenvolvimento. Exemplo, uma indústria de papel, precisa se comunicar com uma empresa que fornece madeira, para que tragam a matéria prima. Para a madeira chegar até a indústria, precisará do transporte.
            Se um desses três elementos de desenvolvimento, não funcionar bem, prejudicará o desenvolvimento de uma sociedade bem estruturada.

15 comentários:

  1. Valeu!O resumo ficou ótimo,me ajudou muito na prova.

    ResponderExcluir
  2. preciso de algo mais profundo sobre ,comunicação,comercio e transporte no brasil

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei se faço em temas separados....

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li um texto tão resumido e tão explicativo. Gostei muito do texto. Ajudou pra caramba. !

    ResponderExcluir
  5. Quero que vcs se fodam e que meu pau creça

    ResponderExcluir