quarta-feira, 30 de novembro de 2011

História:Aula do dia 29 de Novembro

                                                               








Hoje continuamos a Fantástica viajem ao povo grego então apertem os cintos e vamos em 5,4,3,2,1 fooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

*A divisão da história da Grécia Antiga em períodos

#Micênico(entre os séculos XX A. C. e XXII A. C.) = marcado pela chegada de povos europeus nas proximidade do mar Egeu.A mistura desses povos deu origem á Grécia Antiga.

#Homérico(entre os séculos XII A. C. ) = caracterizado pela vida em comunidade rurais, os Genos.

#Arcaico(entre os séculos VIII e VI A. C.) = quando ocorre o fim do Genos e a formação das cidades-Estado(pólis)

#Clássico(entre os séculos V e IV A. C.) = representa o período de maior desenvolvimento cultural.Foi marcado também por muitos conflitos entre as cidades locais de hegemonia política.

#Helenístico(entre os séculos III e II A. C.) = A Grécia Antiga é dominada pelos Macedônios, que formaram um extenso império.A cultura grega entra em contato com os costumes do Oriente.

*A localização geográfica da Grécia Antiga

       A Grécia Antiga se localizava no Sudoeste da Europa, a beira do mar mediterrâneo.O relevo era acidentado com cadenhas(não sei se está certo) montanhosas e litoras recortados.Ali existiam povos antigos, que praticavam a agricultura e a criação de animais.
       Os Gregos Antigos chamavam esse povos de Pelágios .Desconheciam sua origem.
       No período Micênico chegaram os Aqueus, Jônios, Dórias e Éolios, e o cenário mudou.Esses povos mantinham hábitos migratórios, falavam língua próxima ao grego antigo, e se organizavam em Clãs comandados por patriarcas.
       De acordo com pesquisas arqueológicas, por volta do século XVII A. C., Aqueus faziam uso de uma escrita conhecida como linear B. .Os  Aqueus mantiam contatos comerciais com os povos do mar mediterrâneo.

E assim terminou mais uma incrível Jornada ao povo Grego, Até a próxima viajem!Tchau(Obs: Os deveres de casa viram em uma postagem amanhã)

Cião, Gabriel

Trabalho de casa de artes

                                                             
1- Complete
• A arte africana é um reflexo das: ______________,_______________,________________, e __________ dos habitantes desse enorme continente.
• Os produtos criados pelos povos africanos são : __________,_________,________,_________,
________,________ monstrando a diversidade das técnicas artísticas.
• Os estilos correspondem a um _________ e __________.
• A pintura africana é empregada em _________,_________ etc.

2- Coloque V ou F:
• A arquitetura africana demonstra poder. (   )
• Os materias utilizados na arte africana variam de região. (   )
• O artesão segue um padrão estando sempre sem inovar no seu trabalho. (   )
• As máscaras possuem várias funções. (   )
• Toda a arte africana possui características diferentes. (   )





Não esqueçam de terminar o desenho do mapa africano.






                                                                                                                        AU REVOIR
                                                                                                                         GIOVANNA 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

História:Aula do dia 22 de Novembro

                                                                jonero.gif (6386 bytes)

Nessas hoje e na próxima aula, voltaremos ao passado para desvendar mais uma assunto, "Grécia Antiga", então vamos começar essa viajem, apertem os cintos e em 5,4,3,2,1 e fooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!

Rio, 22/11/11

Grécia Antiga

*A formação da GRÉCIA ANTIGA

       Há muito tempo, os povos do oriente construíram aquilo que muitos estudiosos chamam de civilização:uma sociedade complexa, em que a vida coletiva ganha variedades, cores, alternâncias, dinamismos.Os gregos antigos foram os primeiros a dar essa dimensão a uma sociedade no Oriente.
       A Grécia antiga formou-se com base na contribuição de inúmeros povos como os Aqueus e os Jônios.E foi cenário para uma sociedade pioneira em vários aspectos.Na política, por exemplo, os gregos antigos abandonaram a Força como base de poder e adotaram a Persuasão, o convencimento pelas ideias, passo decisivo para a concentração da Democracia.
       Criaram ainda a filosofia, método de pensar e entender o mundo, que se tomou base para o conhecimento da matemática, da física, da medicina, fortalecendo os princípios da observação e do questionamento, fundamentos da Ciências Contemporâneas.
        Os gregos antigos fundaram também novos padrões de BELEZA, sobretudo no que se refere à arquitetura, e a representação do corpo humano.Nas artes criaram o TEATRO, com as tragédias e as comédias.Deram origem a uma rica herança cultural para o ocidente.

Até semana que vem!!!
Au revoir, Gabriel




sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Reorganização do Blog

Bom, para facilitar o acesso rápido e direto, as postagens do blog, estão organizadas, a partir de agora, por matéria. Estará escrito quem escreveu a postagem, no final. Beijos, tchau, abraço, shalom, bye, au revoir e etc.












By: Jhulya

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Artes: Aula do dia 23 de Novembro de 2011

                                                                  

A professora começou a aula dando alguns pontos em relação a arte egípcia:


#"Lendo" ás estrelas para ver a destino do bebê.
#A pirâmide de Djoser foi construída pelo arquiteto Imotep.
#As imagens que tem forma humana e animal são chamadas de antropozoomórfica.Exemplo:Esfinge de Gizé.
#As imagens egípcias são esteriotipadas, isto é, seguem um padrão.
#As mastabas são pirâmide escalonadas, que significa "banco"
#O linho é uma fibra natural utilizada para fazer roupas.
#Os obeliscos são monumentos em forma de agulha com inscrição de hieróglifos
#Os hipogeus são túmulos escavados nas rochas, geralmente subterrânea
#Por volta de o Francês Champollion decifrou a Pedra de Rosseta, tornando possível a leitura das inscrições egípcias.
#São alguns Deuses:
*Anúbis
*Hórus
*Ósiris
*Ísis
*Thot

Até outra aula de Artes,
Valeu(obrigado pela compreensão) Gabriel

Mensagem do blog

Nós aqui do blog, gostaríamos de pedir desculpas pela demora em algumas postagens. Nós, como vocês temos muito trabalho para fazer, estudar para testes, e além disso ainda temos várias coisas pessoais para resolver, mesmo assim sempre tentamos arrumar um tempinho para escrever no blog em benefício de todos. Por esses motivos gostaríamos da compreensão de todos que visitam o nosso blog, e prometemos tentar por tudo no dia, sem deixar atrasar.Então esperem um pouquinho pelas postagens e fiquem ligados sempre no blog, pois teremos novidades.






                                                                                                            Obrigado.  

Teste de francês

                                                         
                                     

                                     
Oi galera, quarta feira dia 07/12 , haverá teste de francês.
A matéria será a sequência 5 e 6 do Méthode e o Cahier.
Estudem, principalmente os vários verbos.
Não esqueçam de fazer também o Devoir, que é o Cahier páginas 39, 40 e 41 ( somente o exercício 10 )



                                                                                               Boa sorte. ☺

Matéria da prova de história

                                                              





A matéria da prova de história é :

• Fontes históricas escritas e não escritas
• A história como campo de conhecimento e pesquisa
• Século ( Transformar o ano em século em algarismos romanos )
• Fenícios
• Hebreus
• Persas
• Grécia Antiga


Bom, essa é a matéria, estudem pois essa é a última certificação.



                                                                                           Beijos
                                                                                                   Giovanna

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

curiosidade

Existe mesmo areia movediça?

Existe, mas não como nos velhos filmes do Tarzan. Esse tipo de terreno até pode prender um animal, mas ver uma pessoa ser engolida, só no cinema. Além de ser difícil achar um atoleiro muito profundo, a pessoa que enfiar os pés nele ainda terá os braços livres, bastando se apoiar em áreas próximas com um solo mais firme para sair. As principais vítimas são os animais, que atolam as quatro patas e não têm como fugir. Mesmo assim, o perigo não é o bicho ser engolido, mas morrer de fome se não for resgatado.Por isto, se você sonha que morreu em uma areia movediça, acorde e viva a verdadeira realidade




                                                                                                  Giovanna

Inglês - 21/11

                                                       
Gifs de oi








Hello, mais uma vez, povo que mora no sistema solar. Eis a matéria de Inglês. Ela não está no livro, a professora passou, somente no caderno.

Verbo have
O verbo have têm três sentidos:
Let's have a lunch now.  ->almoçar
Let's have a drink.         ->beber
Let's have a book.         ->ter, possuir

Conjugação - sentido de ter, possuir

I              -> have a book.
You         -> have  a pen.
He           -> has   a house.
She          -> has  a dog.
It's           -> has a name.
We          -> have a dress.
They        -> have a TV.

Observação: no inglês britânico, antes do substantivo vem a palavra got. Exemplo:
I have got a book.
You have got a pen.
He has got a house.
 . . .

Nos pronomes she, he e it, se usa o verbo na conjugação has. 
She has a dog.
He has a house
It's has a name.

Estudem,
Beijos e Suricatas
by:Jhulya

Teste de MATEMÁTICA

Atenção: Próxima Quarta (23/11), haverá TESTE DE MATEMÁTICA.
- Com consulta
-Valendo:1,5
*Matérias
-Médias
-Potenciação e raiz quadrada de frações
-Potenciação e raiz quadrada de decimais
-Medidas: tempo, massa, capacidade e comprimento


Deveres de casa:
Pag; 246  nº 8
Pag. 247  nº11 e 16


Estudem
Beijos e "Barboletas".
                 by:Jhulya
(OBSERVAÇÃO: EU SEI QUE BORBOLETAS ESTÁ ESCRITO ERRADO...ESTOU PEDINDO A COMPREENSÃO DOS MEUS TEXTOS 'QUEBRA GELO. NÃO ACHO LEGAL UMA PRÉ ADOLESCENTE, FICAR ESCREVENDO TUDO TOTALMENTE, DE FORMA CULTA. OBRIGADA!!)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Testes, Trabalhos e Deveres de Casa.

Trabalhos, Testes, Deveres de Casa

Oi pessoal que mora a Terra, e na América do Sul. Estarei postando os deveres de casa, testes e trabalhos.


Trabalhos:
*Geografia
-Revolução Industrial (trabalho extra que valerá 0,5 pontos)
É para pesquisar sobre as condições de trabalho durante a primeira Revolução Industrial e as condições de trabalho atualmente na Europa. Oque mudou? Por que mudou?
O trabalho deve ser manuscrito, em folha de papel almaço, com capa. Entrega: 17/11


-Folha (vale 1,0 eu acho)
Essa folha é aquela sobre os vídeos: Ilha das Flores e História das Coisas. É para ser manuscrito em folha de papel almaço. Acho que o dia de entrega é 17/11.


-Formas de Relevo (faz parte dos pontos do caderno)
Bom coloquei aqui para aqueles que não fizeram (tipo eu). É pra fazer o resumos das formas de relevo:
Formas:montanhas, planaltos, depressões e planícies.
Fatores do Relevo: internos - tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo. externos- água, ventos e o ser humano.


Testes:
*Matemática (vale 1,5 - dia: 23/11)
Com consulta.
-médias
-potenciação 
-raiz quadrada
-decimais
-medidas


*Ciências
Em dupla, com uma mini cola feita em folha A4 frente e verso. Só será permitida uma folha por dupla.
-Ar
-Atmosfera


Deveres de Casa
*Ciências - Ler páginas: 150 á 155 e 172 á 173.
*História - responder a questões do caderno.


Isso é tudo pessoal.
                                                         Beijos e Borboletas
                                                                                                    by: Jhulya

Deveres do Feriado

Bom, não foi feriado segunda feira, pra quem não sabe e teve matéria e dever. Abaixo estará as matérias e oque aconteceu e acontecerá:


Português
Houve a correção dos deveres do livro que a professora, havia passado a um tempo atrás. A professora passou uma folha de revisão sintática. E não se esqueçam que quarta feira é a entrega das redações.


Matemática
O professor passou as páginas: 235 nº 41 e 42/ pág. 236 nº43 e 45. E o professou marcou o 1º teste dia 23/11.


Inglês
A professora passou as páginas: 141 á 148 e passou a pagina 149 pra casa.


Beijos e borboletas
                                 by: Jhulya.

Resumo de industria

         
A indústria é o local (fábrica) onde ocorre a transformação de matérias-primas em produtos elaborados pelo homem para fins comerciais. Nesses estabelecimentos, os funcionários e as máquinas são responsáveis pela produção de diversos objetos, alimentos, roupas, calçados, remédios, carros, etc.

A atividade industrial é muito importante, pois através dela vários objetos de grande utilidade para o homem são produzidos. Outro ponto positivo é que ela proporciona emprego para várias pessoas. No entanto, a expansão industrial tem provocado vários problemas ambientais. Os gases emitidos pelas fábricas têm poluído a atmosfera e boa parte dos efluentes (esgoto) é lançada nos rios sem o devido tratamento . Existem indústrias em diversos pontos do planeta, produzindo os mais variados produtos. As indústrias são classificadas de acordo com seu foco de produção. Sendo assim, temos as indústrias de bens de produção e as indústrias de bens de consumo.
  
 
Siderúrgica
Responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, as indústrias de bens de produção são consideradas a base do segmento industrial. Essas indústrias extraem matéria-prima da natureza (madeira, óleos, plantas, petróleo, etc.), além de transformar e fornecer bens para a estruturação de outras indústrias. São exemplos de indústrias de bens de produção a metalúrgica, siderúrgica e a petroquímica.




Indústria automobilística



As indústrias de bens de consumo são aquelas que têm sua produção direcionada para os consumidores. Esse segmento visa fornecer objetos diretamente para o mercado consumidor. Elas podem ser divididas em:Indústrias de bens duráveis: fabricam produtos não perecíveis, tais como carros, eletrodomésticos, mobílias, entre outros.Indústrias de bens não duráveis: produzem mercadorias de primeira necessidade, como, por exemplo, alimentos, bebidas, roupas, sapatos, remédios, etc.




                                                            ESPERO QUE TENHA AJUDADO
                                                                                                                                                                                
                                                                                                            BEIJOS
                                                                                                                        
                                                                                                                         GIOVANNA

sábado, 12 de novembro de 2011

Trabalho de ciencias do dia 10 de novembro

                                                            



OI povo brasileiro, na aula de ciencias terminamos o nosso relátorio da aula prática, porém teve dever de casa que é ler  as páginas 150 á 155 e depois fazer as páginas 170 á 173, álem do dever, não esqueçam de estudar para o texte e preparar a minicola.





                                                                                                                                                                                                      







☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Aviso de Ciêcias







Oi pessoal terrestre, sul americano, tudo bem? Venho informar que, no próximo sábado 1, 19/11, terá um teste de ciências valendo 1,0 ponto. O teste será em dupla, e a professora autorizou uma "mini cola", feita a mão, em uma folha de papel A4, frente e verso. Só será permitida uma folha por dupla. Quem quiser fazer trio, pode fazer porém, será sorteado no dia qual trio será, pois, só pode haver um trio. A matéria que irá cair, será AR e ATMOSFERA. Bom, estará fácil, segundo a professora, portanto, quem estudar, se sairá super bem.

História:Aula do dia 08 de Novembro


A professora Lúcia começou mais uma viagem fantástica ao passado, mas desta vez é no povo Persa:

Persas "O Primeiro Grande Império"


     Por volta de 2000 a.C. , diversos povos emigraram da Ásia Central e instalaram-se próximo ao Golfo Pérsico.A região era Árida, Semi-Árida e montanhosa e possuía um solo rico em minerais.Em algumas regiões praticava-se um sistema de irrigação com base em poços d'água.
     Entre esses povos destacavam-se os Medos e os Persas.Os primeiros ocuparam o Norte do Planalto, os últimos, o sul.Cada um constituída uma espécie de pequeno reino.Em 549 a.C., Ciro, o líder dos Persas unificou os dois povos, como resultado de uma política expansionista que teve continuidade com seus sucessores, Cambies e Dario.
    Ao longo dos 3 governos, foram conquistadas diferentes povos:Assírios, Hebreus, Egípcios etc.
    Os persas assim, ergueram um grande império.Somente as cidades gregas conseguiram deter essa expansão, em 490 a.C..A partir de então, o Império Persa se enfraqueceu.
    Os Persas chegaram a formar um império que atingiu 8 milhões de Quilômetros Quadrados.E mantiveram sob domínio diferentes povos, conquistador graças a uma política de tolerância cultural e religião e uma eficiente estrutura administrativa.O império não possuía um centro, política administrativa fixo.Havia várias cidades-sede: Pasárgada, Persépolis, etc.
     A partir do governo de Dário I, o império foi dividido em Províncias, as  Satrapias.Cada uma possuía um governante o Sátrapa.

E essa foi mais uma viagem ao passado.O trabalho de casa:

1)Caracterize o clima e as condições do solo da região onde se instalaram os povos que emigraram da Ásia Central e que foram, um dia, o Império Persa.

2)Qual a estratégia po´lítica adotada po Ciro líder dos persas ao unificar os dois reinos(Medos e Persas) e que depois foi adotada  por Cambies e Dario e que garantiu a expansão do Império a 8 milhões de Quilômetros?

3)Caracterize o Império Persa do ponto de vista político administrativo, definindo o conceito de Satrapias e Sátrapa.

Aviso Ciências

                                                    





Não esqueçam que sábado, dia 19/11,haverá um teste de ciências em dupla, no qual será permitido o uso de uma minicola,que poderá ter no máximo 1 folha frente e verso para cada dupla.
Esse texte vale dois pontos, por isso estudem.
                                                                









                                                                                                        Boa sorte
                                                                                                                 Giovanna

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Asteroide

Veja a reportagem sobre o asteroide, que passara pertinho da Terra essa noite. Relaxem, não cairá na Terra. Não corremos risco algum. :)



  

Geografia - Parte 2 (Bônus)

Hello, terrestres. Semana passada a professora de Geografia, passou dois videos super interessantes que falam sobre, o consumismo, os vídeos estão nessa postagem:aqui. Navegando pela internet, me deparei com um vídeo que eu acho que todo o Universo devia ver. Clique aqui para ver esse vídeo. Se eu tivesse a oportunidade de repetir todas as palavras dessa menina do vídeo para o mundo inteiro...eu repetiria.





Fica dica, beijos e borboletas.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Historia: Dia 05 de Novembro

                                            

                                                            


  

Hoje, dia 05 de outubro, a aula de história foi super legal.
A nossa querida professora Lúcia fez um jogo com o 6º ano. Ao chegar na nossa sala, ela dividiu a nossa turma em três grupos, cada um com dez componentes: Os historiadores, A história e os Mumificados, e então começou a brincadeira.
A professora mandava nós tirarmos de um cesto chamado Abobrinha, vários números,que correspondiam a cada pergunta sobre a matéria que foi dada durante este ano letivo.
Ao final de várias rodadas e de várias perguntas fácies e dificies, ouve um empate entre os historiadores e os mumificados, a professora até tentou desempatar, mas não teve como, terminou empatado mesmo. Isto prova que estamos bem afiados em história.
Só temos a agradecer a professora Lúcia por esta aula diferente ,divertida ,maravilhosa e muito criativa.







                                                                               Beijos para todos.
                                                                                              Giovanna






caveiras

Ciências: Aula do dia 03 de Novembro

                                                             

No dia 03 de outubro falamos na aula de ciências sobre o desequilíbrio ambiental:


                                             ♦  Desequilíbrio ambiental ( pág 120 )

- Definição : Aprisionamento do calor, uriundo da energia solar, pelos gases da atmosfera.

- Agravamento:

    . Queimadas
    . Uso de combustível fóssil.
    . Produção industrial
    . Emissão pelo lixo exposto
    . Gado

COMBUSTÍVEL + O2  =  ENERGIA + CO2 + H20

- Alternativa:
  
   . Uso de energia limpa
   . Uso de biocombustível
   . Recolhimento de gás do lixo
   . Filosofia 3 Rs


FOTOSSÍNTESE = C02 + SOL --- ALIMENTO + 02



 ♦  Causa do aquecimento global.

- Destruição da camada de ozônio:
 
  Causa - Emissão de CFC, usado em refrigeração e aerosol.

  Problema - Aumento da incidência de raios UVA e UVB que estão relacionados ao câncer em seres vivos.



            ♦ Chuva ácida:

- Emissão de gases como o óxido de enxofre e nitrogênio que ao se combinarem com a água da chuva produzem ácidos.

- Problemas:

 . Morte de florestas
 . Destruição de construções humanas
 . Acidificação de fontes de água e solo.


- Alternativa:

 . Uso de biocombustível
 . Uso de catalisador





                                                                             Beijos
                                                                                    Giovanna

sábado, 5 de novembro de 2011

INGLÊS :AULA DO DIA 04/11

                
                           


Hoje na aula de inglês aprendemos os  pronomes this, that  (no singular) e these, those (no plural)

                                                         NO SINGULAR
                                              

         Usamos o pronome this , quando queremos mostrar que um objeto está proximo de nós .Em português esse pronome é a mesma coisa do que dizer "isto" ou "este" ou "estas"

      Usamos o pronome that ,para demonstrar que o objeto está longe de nós. Em português esse pronome é igual a "aquele" ou "aquilo" ou "aquelas"

                                                            NO PLURAL

         Para indicar que o objeto que está proximo de nós possui  mais de uma  quantidade utilizamos o pronome these. Que em português é igual  a "esses" ou "essas".

        Para dizer que o objeto está longe de nós  ,possui mais de uma quantidade utilizamos o pronome those. Em português é a mesma coisa que "aqueles " ou "aquelas"

                                    COMO PERGUNTAR DE QUEM É O OBJETO

        Devemos iniciar a pergunta colocando no inicio a palavra "whose", depois o nome do objeto , adicionar o verbo "is" e colocar corretamente o pronome demontrativo.Veja o exemplo:

        Whose bottle is this?


                                      COMO RESPONDER DE QUEM É O OBJETO

      Devemos iniciar a resposta colocando "It's" , depois de quem pertence o objeto  colocar o s de possessão " 's " depois adicionar o nome do objeto .e colocar em seguida "It's", colocar his ou her e o nome do objeto .Veja o exemplo:

        It's Oscar's bottle.It's his bottle.
                                  
        OBS: Se usa  his para o masculino e her para o feminino


TRABALHOS DE CASA DESTA SEMANA 31\10 A 5\11

       
                                                         
        Português : folhinha de pronomes .
        
        Matemática: folhinha dos jogos pan- americanos.

        História : exerxícios sobre os Hebreus no caderno.

       Inglês : livro página  130 exercícios 2 e 3  e página 131 exercício 1 .
 
      Ciências : livro páginas  116, 122 (2 e 5), 124, 125, 146 e 147.

      Geografia : definir o que é indústria , quais são seu fatores e seus tipos de indústria. E folha sobre os vídeos para a outra semana..

      OBS:Como já foi dito na outra semana , ninguém poderá inventar algum tipo de desculpa para não entregar o dever de casa

      

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Aviso de Música


Para aqueles que se interessarem em entrar para o coral da escola, mais preciso para a cantata de Natal deste ano, favor comparecer a sala de música no 3 andar do prédio principal ás 12h30min para a reunião com a professora Isabel.

Obrigado, contamos com você lá.

Apresentações da Alice em Fotos Grupo 2-2



Apresentações da Alice em Fotos Grupo 2-1



Apresentações da Alice em Fotos Grupo 3



Apresentações da Alice em Fotos Grupo 6



Apresentações da Alice em Fotos Grupo 5